Das páginas dos livros para a internet

Com milhares de seguidores no Youtube, canais de resenhas literárias apresentam o “mundo dos livros” de maneira dinâmica e bem-humorada, aproximando até mesmo aqueles que não estão habituados à leitura

Texto e diagramação: Ana Claudia Machado

Conteúdo publicado na revista Transcender (ed. nº 46)

Conteúdos sobre beleza e games há tempos fazem sucesso no YouTube, principalmente entre jovens, que se tornam seguidores fiéis de alguns canais e chegam até mesmo a montar fã-clubes. Mais recentemente, outro nicho tem despontado como promissor nesta que é a maior plataforma de vídeos da internet. Assim como os demais influenciadores digitais, os chamados “booktubers” postam vídeos quase que diariamente e estão presentes em outras redes sociais também, mas com um foco específico: inspirar outras pessoas ao hábito da leitura.

E isso é feito a partir do compartilhamento de conteúdos relacionados ao universo literário, mas com um grande diferencial: a informalidade. Boa parte dos canais é feita por jovens, não por críticos especializados. No intuito de revelar suas impressões sobre os livros que mais gostaram, garotos e garotas ligam a câmera e, como numa conversa entre amigos, vão contando porque vale a pena ler determinada obra.

Dinâmicos, os vídeos são feitos em vários formatos, desde resenhas de livros, entrevistas com autores ou pessoas do mercado editorial, desafios literários, metas de leitura e até mesmo cobertura de eventos relacionados à área.

A característica comum à maioria dos booktubers é a maneira descontraída com a qual comentam obras densas da literatura. Os tais clássicos, que viram um fardo nas costas de muitos jovens que se veem obrigados a ler na fase pré-vestibular, são apresentados de um jeito descomplicado e instigante.

Outra unanimidade entre esses criadores de conteúdo é o lembrete de que os vídeos não substituem a leitura completa dos livros. Dessa forma, os canais literários no Youtube são apenas uma nova forma de fazer as pessoas entrarem em contato com a leitura, um jeito moderninho de gostar de ler.

Se você é daqueles que torce o nariz quando o assunto é livros, selecionamos a seguir alguns canais que podem te ajudar a ter uma nova opinião. Afinal, dizem que todos somos grandes leitores, alguns apenas não encontraram sua obra preferida…

#BOOKTUBERS

Vá ler um livro

Dois jovens professores tentam fazer com que todos percam a “mochilinha do preconceito” que costumam ter com a literatura. O canal promove aulas, resenhas, debates, resoluções de exercícios e indicações. Vale a pena a visita.

Tatiana Feltrin

Uma das booktubers mais comentadas, Tati não apresenta apenas a sinopse dos livros, mas contextualiza sobre o autor, fala sobre como é o ritmo de leitura, se é um texto fácil ou difícil de ler, entre outros detalhes. Trata-se de um bom canal para aqueles que têm certo “medo” dos clássicos.

Geek Freak

Um canal dedicado principalmente à literatura, mas que também apresenta um pouco de cultura pop, com vídeos sobre música, séries, games, tecnologia, entre outros temas.

Livrada

De maneira bem-humorada, o jornalista Yuri Al´Hanati faz resenhas bem sinceras, no maior estilo “leitor ranzinza”. O canal também é repleto de entrevistas com escritores e de cobertura de eventos literários.

Pam Gonçalves

A Pam é booktuber e também escritora. No canal, ela fala sobre livros e adaptações literárias para o cinema, além de dar dicas de escrita para quem quer seguir por esse caminho.

Conto em Conta

Um canal que posta várias resenhas de livros e normalmente usa tags para agrupar temáticas, tais como “livros para ler rápido”; “livros com trilha sonora”; “livros escritos por mulheres” etc.

Perdido nos livros

A linguagem jovem de Eduardo Cilto fez de seu canal uma plataforma de sucesso, que conta com mais de 320 mil inscritos. Com vídeos animados, ele faz resenhas literárias, mas não se limita aos livros, pois oferece dicas sobre séries e filmes voltados ao público jovem.

Cabine literária

Um espaço ideal para encontrar resenhas de livros de ficção, principalmente aventuras que foram adaptadas para o cinema. Há também dicas para ler mais, sobre a importância da leitura, entre outros assuntos.

Literature-se

Com quase 100 mil inscritos, o canal de Mellory Ferraz tem vídeo novo três vezes na semana. Parceira de várias editoras, ela se concentra principalmente nos lançamentos, nos mais vendidos, embora sempre dê espaço para clássicos nacionais e internacionais.

Deixe um comentário