Das páginas dos livros para a internet

Com milhares de seguidores no Youtube, canais de resenhas literárias apresentam o “mundo dos livros” de maneira dinâmica e bem-humorada, aproximando até mesmo aqueles que não estão habituados à leitura

Texto e diagramação: Ana Claudia Machado

Conteúdo publicado na revista Transcender (ed. nº 46)

Conteúdos sobre beleza e games há tempos fazem sucesso no YouTube, principalmente entre jovens, que se tornam seguidores fiéis de alguns canais e chegam até mesmo a montar fã-clubes. Mais recentemente, outro nicho tem despontado como promissor nesta que é a maior plataforma de vídeos da internet. Assim como os demais influenciadores digitais, os chamados “booktubers” postam vídeos quase que diariamente e estão presentes em outras redes sociais também, mas com um foco específico: inspirar outras pessoas ao hábito da leitura.

E isso é feito a partir do compartilhamento de conteúdos relacionados ao universo literário, mas com um grande diferencial: a informalidade. Boa parte dos canais é feita por jovens, não por críticos especializados. No intuito de revelar suas impressões sobre os livros que mais gostaram, garotos e garotas ligam a câmera e, como numa conversa entre amigos, vão contando porque vale a pena ler determinada obra.

Continuar lendo